Cases de Sucesso

CLIENTE ECOVITA (SP)

SIECON permite informações em tempo real e otimiza obras de habitação popular

A Ecovita, construtora com forte atuação em programas como Minha Casa Minha Vida, aderiu ao sistema da Poliview para garantir segurança, agilidade e total integração das informações

Ecovita - PoliviewFoto: Divulgação Ecovita

Programas de habitação popular são um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico do país. O maior exemplo é o Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, que tem papel decisivo para que a cadeia da Construção Civil represente 9% do Produto Interno Bruto (PIB).

O impacto é ainda representativo de acordo com números da Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. Uma pesquisa mostra que o segmento de edificações e incorporação apresentou taxa anual de crescimento de 11,4% entre 2008 – quando se iniciou a primeira fase do MCMV – até 2011.

Por trás desses e de outros números, como o investimento de R$ 200 bilhões do governo e a contratação de quase 2,7 milhões de casas (de acordo com dados do programa), qual é a atuação das construtoras? Como deve ser a gestão empresarial quanto ao controle dos fluxos de execução, custos e outros assuntos estratégicos?

DESAFIO

EcovitaA Ecovita é uma das construtoras que atua no MCMV e obedece aos rigorosos pré-requisitos e controle de qualidade e prazo da Caixa Econômica Federal. Ela planeja, executa e administra todas as etapas da obra, desde a infraestrutura, iluminação e o calçamento até a construção de áreas de lazer, portarias, áreas de convivência e jardinagem.

Na visão de Isaac Lima, gerente de suprimentos da empresa, a gestão, nesse caso, deve ser muito eficiente na elaboração dos projetos e produção. Daí a importância de contar com ferramentas que contribuam para a integração de todos os setores da empresa.

“Considerando a grande demanda e importância desse programa de habitação popular, mais do que nunca precisamos nos apoiar em sistemas que realmente entendam do segmento e forneçam os números e as informações em tempo real, para a tomada de decisões. A grande preocupação é com o orçado e o realizado, então é fundamental ter esse controle, para não estourar o orçamento de cada obra e comprometer o nosso BDI”, explica.

SOLUÇÃO

SIECONDiante dessa necessidade, a Poliview surge como o braço direito da Ecovita, ao proporcionar um mecanismo que garante todas as informações da empresa em uma obra, englobando cada departamento. Trata-se do SIECON, um sistema Integrado Especializado em Construção.

“A Ecovita identificou-se com o SIECON porque ele atende exatamente o nosso tipo de negócio, uma ferramenta realmente especializada no mercado da construção civil, que abrange desde o planejamento da obra, execução e finalização, até a parte contábil”, destaca.

De acordo com o Isaac, os profissionais que orientam o uso do SIECON entendem das rotinas da construção civil, sendo um facilitador na hora de pedir auxilio ao suporte.

Ele complementa ao dizer que “o SIECON organiza cada obra com o respectivo orçamento que a envolve, Assim, não há mistura de informações. Sabemos, por exemplo, exatamente o limite que podemos gastar em uma determinada compra”.

Ecovita - PoliviewFoto: Divulgação Ecovita

A Ecovita utiliza diferentes módulos do sistema, como o de planejamento, suprimentos, contas a pagar e a receber, departamento pessoal, além do contábil.

Isaac afirma que com o sistema da Poliview “a informação está sempre à disposição e ao alcance de todos em uma plataforma segura e prática de usar, e não na cabeça do funcionário. Para dar um exemplo mais específico: o almoxarife solicita um material e, após a aquisição, o SIECON permite que os envolvidos fiquem por dentro exatamente dos materiais que foram comprados, de quais fornecedores foram adquiridos, preços e os respectivos prazos de entrega, tudo em tempo real”.

O SIECON, da Poliview, é utilizado com sucesso pela Ecovita em várias obras do MCMV, pela cidade de São Paulo e pelo interior do estado.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Não importa o tamanho do empreendimento, o SIECON, da Poliview, garante total segurança ao longo do planejamento, execução e controle no fluxo de informações que envolvem um empreendimento. Trata-se de um E.R.P especializado na Construção Civil, com a maior aderência no mercado de soluções para gestão de obras.

A partir de uma plataforma online simples e prática de manusear, o software conta com 11 subsistemas e 40 módulos que funcionam com agilidade, assegurando qualquer informação em tempo real. A integração com todos os departamentos é um dos grandes diferenciais, pois não deixa que alguma situação se perca no caminho.

Os principais módulos abrangem a análise de viabilidade econômica e financeira do empreendimento; áreas de engenharia, suprimentos, finanças, comercial e contábil-fiscal; CRM; recursos humanos;business intelligence; e outros.

Agende uma demonstração Gratuita

Preencha o formulário para um de nossos consultores entrar em contato.

APRESENTAÇÃO FREE

Melhor Custo x Benefício do Mercado

O sistema SIECON proporciona maior assertividade e segurança nas tomadas de decisão, agregando ganhos de eficiência e padronização de processos, reduzindo custos e riscos operacionais.